AOS NOSSOS VISITANTES

Este Blog foi criado para todos aqueles Amigos que tem uma de suas paixões voltadas para a Astronomia e seus correlatos: Astrofísica, Astronáutica. Agradecemos a todos os que nos visitarem e nos brindarem com seus comentários e sugestões.
Sejam bem-vindos.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013


"FOTÓGRAFOS" DO UNIVERSO.
= Parte 1 =  
(Os telescópios terrestres)


    









     Como vimos nas postagens anteriores,   os fundadores da ciência moderna:  Copérnico, Kepler, Galileu, Descartes e Newton, acreditavam em Deus, e a ele se referiam constantemente, mas conceberam o Universo independente de Deus e explicável pelas leis que lhe são próprias.
    
        A ¨revolução copernicana¨ deslocou o centro de gravitação da Terra para o Sol e permitiu conceber o Universo como um sistema autônomo, regido por leis que podem ser conhecidas experimentalmente e formuladas matematicamente.   Em 1543, o polonês Nicolau Copérnico
publicou uma obra resultante de suas observações (¨Sobre as revoluções do Universo¨) , na qual afirmava, em dados científicos,  que ¨o Sol ocupava o centro do Universo¨ a Lua girava ao redor da Terra e todos os demais planetas descreviam revoluções em torno do Sol. Demonstrou também que a Terra girava em torno de si mesma em ciclos de 1 dia.   A interpretação de Copérnico, no entanto, despertou a desconfiança da Igreja por privar o Homem da posição central que se acreditava ocupar no Universo, por ser criado como ÚNICO.
        Os passos subsequentes foram dados pelo sueco Tycho Brahe que dedicou 20 anos à observação metódica das estrelas, e foi o primeiro a dar à Astronomia um método sistemático.  Ao observar o surgimento de uma nova estrela, em 1572,  começou a questionar a validade da teoria que sustentava a imutabilidade do Universo e o Sol como centro do mesmo, antes sustentada por Copérnico.    Ao deixar de servir ao rei da Suécia, mudou-se para Praga a fim de trabalhar com Kepler, a quem passou um grande acervo de observações e anotações.
     Foi o alemão Johannes Kepler 
quem completou o estabelecimento das leis que regem o movimento dos astros.    Enriquecendo seus conhecimentos com as anotações de Brahe, Kepler empreendeu o estudo de Marte.  Concluiu que o planeta não seguia uma rota circular, mas elíptica, o que demostrava a lei dos movimentos de Copérnico, mas, também  aperfeiçoava sua teoria. 


GALILEU e NEWTON

     As lentes e sua propriedade de concentrar raios luminosos eram conhecidos 8.000 anos pelos chineses.  Só em 1605 o florentino Galileu Galilei
construiu um telescópio capaz de aumentar a imagem 32 vezes.


      Galileu com o seu rudimentar telescópio fez importantes descobertas astronômicas, entre as quais se destacam as manchas solares, as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno e as fases de Vênus.  Em 1611, em Roma exibiu o telescópio  para os então tidos conhecedores da criação do mundo por Deus, e defendeu as idéias heliocêntricas de Copérnico.  Demonstrou a rotação da Terra.
    Suas importantes pesquisas e brilhante argumentação chamaram a atenção das autoridades para as divergências entre suas demonstrações da concepção do Universo e a posição da Igreja que preconizava o geocentrismo.  Ameaçado, não recuou de suas observações e, em 1613, reafirmou a validade do sistema heliocêntrico  e declarou que as Escrituras são alegóricas e, assim, não serviam de base para conclusões científicas.
      A polêmica levou a Igreja a proibir o livro de Copérnico e a condenar Galileu.
 Sua prisão não o impediu de prosseguir com seus trabalhos, os quais o tornaria o cientista mais produtivo do seu tempo.  Criador da Ciência do Movimento (ampliada por Newton e posteriormente, em 1905, por Einstein), Galileu estabeleceu os fundamentos da dinâmica (o que resultaria nas leis da mecânica quântica)  e lançou as bases de uma nova metologia científica.

     .  Em 1684, Isaac  Newton
elaborou um trabalho científico em que, com base na lei de gravitação, explicou e comprovou a mecânica de Galileu.   Demonstrou que a Lua gravita a  Terra, essa o Sol e os demais planetas do Sistema Solar, e esse ao redor de uma estrala de maior grandeza; uma galáxia ao redor de outra, e assim sucessivamente.

         Desde então o estudo sistemáticos dos astros que resultou em uma ciência denominada ASTRONOMIA,  levou ao de instrumentos de observações cada vez mais elaborados, ou seja, telescópios com lentes e espelhos capazes de alcançar os "pontos" mais distantes do Universo.



TELESCÓPIOS TERRESTRES.

    
      Por definição técnica, um telescópio é um instrumento óptico que aumenta o brilho do objeto observado para aprimorar a sua imagem.  Seu papel como receptor de luz é muitas vezes mais importante do que a ampliação.
      Os  telescópios terrestres  estão equipados com  um espelho refletivo acoplado a espectrômetros e várias câmeras com  amplo campo para imagens planetárias.
      As desvantagens desses telescópios é terem suas captações passíveis de deformações pela ação da atmosfera terrestre, gravidade, efeitos térmicos, ventos. etc.
      Em decorrência desses aspectos, a astrofísica e a astromecânica estão constantemente elaborando novas gerações de telescópios terrestres, abrindo caminho para a astronomia moderna.
      Assim foram elaborados e construídos os avançados  telescópios terrestres.  Em seguida,
apresentamos as características de cada um. 



***  Keck   Compeende 2 unidades com espelho de 29,8 mts., cada uma  Foi elaborado e financiado pelos Estados Unidos . Encontra-sem instalado no Havai e está em operação desde 1996.   O Keck  é até o momento o maior telescópio terrestre.




***  HEB (Hobby-Eberly). Possui espelho de  9,2 mts.  Financiado e mantido pelos  Estados Unidos e  pela  Alemanha.  Encontra-se em operação desde 1997 e está instalado
em Mont Fowlkes, Texas.



*** UT4  (Very Large Telescope)   Possui espelho de 8,2 mts. Financiado e mantido pela União  Europeia.  Encontra-se instalado em  Cerro Paranal (Chile) e está em operação desde 2001.




 ***  LBT  (Large Binocular Telescope)  Possui espelho com a medida de  2x8,4mts,  equivalente a 11,8 mts.  Financiado e mantido por  Itália, EUA e  Alemanha.  Encontra-se em operação desde 2004, e está instalado em Mont Graham, Arizona.


***  SALT  (Southern African Large Telescope). Possui 91 espelhos hexagonais 1 mt  representando um espelho primário de 11,1 metros de abertura eficaz.  com  11 mts.  Financiado e mantido por um grupo formado por  África do Sul, EUA, Reino Unido, Alemanha, Polônia, Nova Zelândia.  Encontra-se em operação desde 2005, e está instalado no Deserto de Kalahari, na província do Cabo do Norte, ao norte de cidade de Cape Town.

.






***   GTC (Gran Telescopio Canarias) É composto por 36 segmentos hexagonais, cada um com 3 mm de espessura. O espelho secundário  mede 1.176 milímetros de diâmetro. O espelho terciário oval possui 1062 x 1510 mm. Seu espelho principal possui 10,4 mts.  O conjunto óptico está  instalado em uma colina na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias  Foi financiado e é mantido pel governo espanhol.  Encontra-se em operação desde 2007.




***  LBT  (Large Biocular Telescope) Contém 2 espelhos de 8,4 mts de diâmetro cada. Financiado e mantido pelos Estados Unidos, está em operação desde o final de 2006. Até este momento, é o telescópio terrestre  mais avançado em termos de resolução. É dez vezes mais poderoso e mais preciso do que o Telescópio Espacial Hubble.
Ele está localizado 3.267 metros acima do nível do mar, no Monte Graham, Arizona. 
A primeira imagem do LBT  foi o registro da galáxia espiral NGC891, localizada a 24 milhões de anos-luz da Terra.

 

***  ALMA   (Atacama Matriz Millimeter/Submillimeter) Financiado e mantido por Japão, China, Europa  Estados Unidos em cooperação com Chile. Encontra-se em operação desde 2011.   Foram investidos um bilhão de euros para se obter a maior rede de radiotelescópios no mundo (66 antenas a observar o Universo na onda milimétrica e submilimétrica.). Cada uma de suas antenas pesa 115 toneladas.  Essas 66 antenas encontram-se espalhadas ao longo de 18 km.  O ALMA encontra-se  a 5.000 metros acima do nível do mar no planalto de Chajnantor no Deserto de Atacama (Chile). O local foi escolhido por possuir o ar mais seco do planeta. 
      O ALMA  analisa as emissões de regiões mais frias do Universo: nuvens de gás e poeira onde nascem as estrelas em galáxias distantes, através do estudo dos cometas e pequenos corpos do sistema solar. Os  dados coletados pelas antenas são transmitidos através de fibras de vidro a um supercomputador conectado a um acampamento base, a OSF (Operações Facilidade de Apoio), localizada em 2900 metros.
Imagem da OSF, os são analisadas as imagens captadas pelas 66 antenas do ALMA.
Detalhe do conjunto de antenas do ALMA - Imagem 1

Detalhe do conjunto de antenas do ALMA - Imagem 2
Detalhe do conjunto de antenas do ALMA - Imagem 3
Detalhe do conjunto de antenas do ALMA - imagem 4

NOVA GERAÇÃO DE TELESCÓPIOS TERRESTRES.

      Uma nova geração de telescópios terrestres está em fase de construção.

*** UTC - (The Great Magellan Telescope) ~ EUA-Austrália.  Terá um espelho de 21metros.

*** TMT -  (Thirty Meter Telescope)  - EUA - Canadá.   Irá  incluir um espelho de 30 metros.

*** -  E-ELT - (European Extremely Large Telescope), co-financiado pela União Européia, em construção desde 2010. Tem um orçamento de 1 bilhão de euros. Trata-se de um telescópio revolucionário com um espelho de 42 metros, que entrará em operação em 2018.

Um comentário:

  1. Agora, virá sem dúvida alguma, o nosso maravilhoso HUBBLE. Já foi postado, ou eu estou perdido entre esse trilhões de estrelas?

    Anacleto José dos Ramos, Belém, Pará

    ResponderExcluir