AOS NOSSOS VISITANTES

Este Blog foi criado para todos aqueles Amigos que tem uma de suas paixões voltadas para a Astronomia e seus correlatos: Astrofísica, Astronáutica. Agradecemos a todos os que nos visitarem e nos brindarem com seus comentários e sugestões.
Sejam bem-vindos.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A teoria do "Big Bang"



A proposta do Big Bang (ou Grande Explosão) foi feita inicialmente pelo padre e cosmólogo belga Georges Lemaître (1894-1966), quando expôs uma teoria que afirmava um início repentino para o Universo.


No entanto, com o passar do tempo a hipótese do cosmólogo belga começou a tomar forma quando em 1929 as linhas espectrais da luz das galáxias observadas no observatório de Monte Palomar por Milton La Salle Humason começaram a revelar um afastamento progressivo para as galáxias mais distantes, com características de uma dilatação universal.


Traduzida em números,  esta descoberta permitiu ao astrônomo Edwin Hubble encaixar uma progressão aritmética que mais tarde foi chamada deConstante de Hubble. Até hoje essa proporção aritmética é a régua cósmica, instrumento indispensável para a confirmação das teorias de astrônomos e cosmólogos do mundo inteiro.



O Big - Bang 


   Atualmente, a teoria que explica a origem do Universo, com maior aceitação por parte da comunidade científica  é a chamada teoria do Big-Bang.

   O Big-Bang, ou grande explosão ocorreu há cerca de 15 bilhões (15 000 000 000) de anos.

   Logo após a explosão, em  temperaturas muito elevadas, a matéria iniciou o seu arrefecimento e começou a expandir-se.
A partir de nuvens de gás de hidrogênio e  de poeira, formaram-se, ao longo de milhões e milhões de anos, as galáxias, as estrelas, os planetas, seussatélites e muitos outros corpos celestes, tais como planetóides, asteroides, meteoritos, etc.


 A astronomia, a astrofísica  modernas estabelecem que o Universo continua em sua expansão, e muitas observações e análises experimentais confirmam esta hipótese.





4 comentários:

  1. Very, very nice. Wonderful blog. Congratulations! Regarding from Phoenix.
    Bob Raydcliff (Phoenix / AZ / USA

    ResponderExcluir
  2. E ainda há quem creia na estupidez cega da criação do Universo em 6 dias... Infelizmente, são muitos e muitos. A religião mercenária necessita deles. Quantos mais alienados da História da Civilização e da Ciência, melhor para os cofres católicos e protestantes (os quais se auto-rotulam "evangélicos", sem saberem o que diabo é isso! ) Luz neles, Amigos do blog!

    Estela de Alencar e Silva ~~~Anápolis, GO

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, número e grau (como se dizia nos meus antigos tempos escolares) com a Estela de Anápolis. Belo raciocínio, Estela. E que esse nosso maravilhoso Blog nos traga mais e mais informações científicas. Nós necessitamos, e aqueles boçais que Você citou muito e muito mais.

    Carlos Augusto de Oliveira, Vitória da Conquista, BA

    ResponderExcluir
  4. Congratulations on the Blog.
    Tanks you for the tribute to CREATION. It is also a real knock-out in the fananical concept of the religions.
    Hadal Anuar ~=~~ Al Jizah ~=~ Egypt

    ResponderExcluir