AOS NOSSOS VISITANTES

Este Blog foi criado para todos aqueles Amigos que tem uma de suas paixões voltadas para a Astronomia e seus correlatos: Astrofísica, Astronáutica. Agradecemos a todos os que nos visitarem e nos brindarem com seus comentários e sugestões.
Sejam bem-vindos.

sábado, 24 de agosto de 2013

GALÁXIAS: AS VESTIMENTAS DO UNIVERSO.


sábado, 24 de agosto de 2013


GALÁXIAS:  
AS VESTIMENTAS DO UNIVERSO.

      Segundo a mitologia grega a Via Lactea, a galáxia a quem pertence o nosso Sistema Sola, originou-se quando Hércules apertou com força o peito da mãe, Juno, enquanto o amamentava.
         Os seguidores de Pitágoras acreditavam-na constituída de fogo, enquanto escolas hindus e chinesas a consideravam um antigo caminho do Sol, cuja marcha permanecia  ligada a um sistema sem-fim de pegadas ardentes,   A partir desta análise,  puramente metafísica, é evidente deduzir-se que aqueles pensadores hindus e chineses já posuiam uma concepção do \universo notoriamente mais racional que os criadores ds textos bíblicos,  durante o exílio da Babilônia, inventaram a "origem" do que lhes determinavam o medo e a necessidade da sobrevivência  à um tempo onde a razão era a força ilógica.

     
        As denominadas GALÁXIAS são formadas, segundo William Herschel (cientista britânico de origem alemã)
por uma "infinidade de estrelas e situadas a enormes distâncias da então conhecida (a quem pertencemos ) como Via Lactea.  Esses "universos-ilhas",  como batizou Herschel, puderam ser melhor observadas mais detalhadamente por meio do espectroscópio, inventado na década de 1860.  Por meio deste instrumento foi possível detectar  que as galáxias constituem de e partículas ultramicroscópicas de gases energeticamente excitados, que por isso podem abrigar nuvens de intensa luminescência, as NEBULOSAS, as quais são geradoras de estrelas.  (Veja postagem anterior sobre as NEBULOSAS.

CARACTERÍSTICAS  DAS GALÁXIAS.

    O movimento das galáxias é semelhante ao ao movimento dos planetas no interior do Sistema Solar, ainda que muito  mais complexo, dada a diferença de massas e dimensões. 
      São constituídas por um núcleo em forma de "lente", onde há uma elevadíssima população estelar, e um halo , região de concentração de estrelas mais externas.

       Essa região é geralmente mais "difusa".  A gigantesca quantidade  de estrelas interpostas entre o  núcleo e o  halo atua como uma verdadeira tela impenetrável para instrumentos de observações mais agudos como o Hubble,  ou o telescópio de Acatama no Chile, ou o telescópio situado no Havaí.  Entretanto estima-se que a menor das galáxias possa ter uns 200 mil ano-luz de diâmetro, ou seja 200.000 vezes 9 bilhões e 500 milhões de quilômetros!




CLASSIFICAÇÃO DAS GALÁXIAS.

    O astrônomo americano Edwin Powell Hubble
estabeleceu uma nomenclatura para os diversos tipos de galáxias. Segundo seu aspecto externo e sua geometria aparente, as galáxias podem ser classificadas em três tipos principais, como veremos a seguir.    

1.  Galáxias elípticas ou circulares, as quais são designadas (a partir da nomenclatura de Hubble) pela letra E e um número compreendido entre zero e sete, com o qual é expressa a excentricidade da elípse, isto é, a diferença relativa entre seu raio maior ou menor.


2.  Galáxias espirais,  Geralmente com um núcleo central de ondem partem as lâminas da hélice da espiral.  Se são normais, distinguem-se com a letra  S enquanto a designação Sb se emprega quando seu núcleo possui a forma de uma barra, o que ocorre com galáxias menos desenvolvidas.  Essa nomenclatura segue-se das letras ab, ou c, que indicam a abertura das esperais.
 A Via Lactea é uma galáxia tipo Sa.
Outras galáxias espirais.
2.  Galáxias  irregulares.   Essa galáxias são classificadas como  
Irr.  Sua classificação morfológica ainda carece de maiores observações e análises pois se encontram a milhares ou centenas de milhares de anos-luz do Sol.  Sua nomenclatura, entretanto é cada vez mais específica, mediante as imagens captadas por telescópios como o de Acatama no Chile ou pelo telescópio espacial Hubble.
As duas imagens acima, captadas pelo telescópio espacial Hubble, é da galáxia irregular denominada SOMBRERO e encontra-se a 8.000 anos-luz, ou seja 8.000  vezes  9 bilhões e 500 milhões de quilômetros!

AGLOMERADOS DE GALÁXIAS.  
      
       As galáxias podem ser encontradas no Universo em grupos conhecidos com aglomerados de galáxias.  Sua distribuição espacial não decorre do acaso, mas de precisas interações gravitacionais.   A Via Lactea pertence ao Grupo Local,, um aglomerado de cerca de 18 galáxias, entre as quais se encontra da de Andrômeda, uma das conhecidas e admiradas há mais tempo por sua beleza e dimensões.  Nos aglomerados de galáxias registram-se RUÍDOS. Esses ruídos cósmicos permite supor a existências de infinidades de outros aglomerados.  Os cientistas estão convictos de nesses aglomerados existirem corpos de antimatéria, à maneira de uma espelho do Universo conhecido. (Veja postagem anterior sobre Matéria e Antimatéria.)




MOVIMENTOS DAS GALÁXIAS. 

    Instrumentos situados na Terra e no espaço detectaram radiações estranhasas quais melhor a profundamente analisadas estabeleceram serem oriundas de choques de galáxias. Esses choques foram observados nas constelações de Cisne, Centauro-A e abeleira de Berenice. 
    
     
     Esse fenômeno se interpreta como um deslocamento das galáxias em altíssima velocidade, que aumenta progressivamente até aproximar-se da velocidade da luz, umbral intransponível segundo a Teoria da Relatividade de Einstein.
    Esses movimentos expansivos das galáxias reforça a teoria do BIG BANG, a qual situa na origem dos tempos uma enorme explosão inicial de matéria cósmica( gases e poeiras) e energia, cuja desagregação teve como resultado o Universo. 

A

   AO TÉRMINO DESTA   POSTAGEM SOBRE GALÁXIAS,  QUEREMOS APRESENTAR UMA IMAGEM CAPTADA PELO HUBLLE   EM 15/06/2011.
A imagem mostra um fragmento de um total 150 bilhões de pixels.  É demais para ser contida nesta página.  A Galáxia Centauro Alfa  (ou NCG 5128) encontra-se a uma distância de 12 milhões de ano-luz.  O núcleo da galáxia contém um Buraco Negro.  A Galáxia é conhecida pela quantidade de matéria negra.
Imagem da Galáxia Centauro Alfa (ou NCG 5128) captada pelo Hubble em 15/6/2011. ~ Foto NASA/ESA~ Fonte g1.globo.com.

8 comentários:


  1. Eitaaa!!! NEBULOSAS, GALÁXIAS... Textos precisos e imagens lindíssimas! Aonde Vcs. vão parar? Hein??? Deus queira que nunca!!! Jamais!!! Milhões e milhões de Parabéns, meus e de minha turma de Ubatuba.
    Jucymara Alves Lima / Ubatuba, SP

    ResponderExcluir
  2. Where are we going to? Tanks a lot for everthing you are learning.

    Noraskov, Ivan ~ Serovia # Russia

    ResponderExcluir
  3. Eu só sei que vou estar com Vocês junta nas novas descobertas. Aonde Vocês forem. Obrigada pelas informações que estão mudando minha visão.

    Antonieta de Oliveira, CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA, mt

    ResponderExcluir
  4. you are not exist. Congratulations!!!

    Fred Wonderns ~Denver, USA

    ResponderExcluir
  5. PODE EXSTIR ALGO MAIS LINDO E CLARO SOBRE NOSSAS ORIGENS? QUAIS "CEGOS" --- FANÁTICOS---
    PRESOS À TEOGONOMIA NÃO OUSAM TIRAR SUAS VENDAS\/

    Miriam dos Anjos, Presidente Prudente, SP

    ResponderExcluir
  6. PODE EXSTIR ALGO MAIS LINDO E CLARO SOBRE NOSSAS ORIGENS? QUAIS "CEGOS" --- FANÁTICOS---
    PRESOS À TEOGONOMIA NÃO OUSAM TIRAR SUAS VENDAS\/

    Miriam dos Anjos, Presidente Prudente, SP

    ResponderExcluir
  7. PODE EXSTIR ALGO MAIS LINDO E CLARO SOBRE NOSSAS ORIGENS? QUAIS "CEGOS" --- FANÁTICOS---
    PRESOS À TEOGONOMIA NÃO OUSAM TIRAR SUAS VENDAS\/

    Miriam dos Anjos, Presidente Prudente, SP

    ResponderExcluir
  8. PODE EXSTIR ALGO MAIS LINDO E CLARO SOBRE NOSSAS ORIGENS? QUAIS "CEGOS" --- FANÁTICOS---
    PRESOS À TEOGONOMIA NÃO OUSAM TIRAR SUAS VENDAS\/

    Miriam dos Anjos, Presidente Prudente, SP

    ResponderExcluir