AOS NOSSOS VISITANTES

Este Blog foi criado para todos aqueles Amigos que tem uma de suas paixões voltadas para a Astronomia e seus correlatos: Astrofísica, Astronáutica. Agradecemos a todos os que nos visitarem e nos brindarem com seus comentários e sugestões.
Sejam bem-vindos.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

NEBULOSAS:  ESTAS MARAVILHOSAS "FÁBRICAS"  DE ESTRELAS.
Nebulosa Cabeça do Cavalo, localizada a 1.500 anos-luz da Terra.  Imagem capturada pelo Hubble em  19-04-2013
    Da explosão de uma supernova na constelação de Touro, observada em 1054, originou-se a nebulosa do Caranguejo. Corpo celeste azulado, cercado por uma rede de filamentos avermelhados e sinuosos.
Nebulosa do Caranguejo~foto Hubble.

     Nebulosa  é um corpo espacial gasoso e nevoento formado de uma concentração de gás e poeira estelar, ou uma combinação de ambos, que ocorre no espaço interestelar.  A designação se aplicou inicialmente  (quando dos primeiros telescópios)  a qualquer objeto de aparência difusa fora do sistema solar,   e que parecesse uma área luminosa ou escura, em contraste com as estrelas, cuja imagem é pontual.  Essa primeira definição, no entanto, adotada numa época em que os instrumentos não permitiam divisar com maior detalhamento objetos muito distantes, abrangeequivocadamente duas classes de objetos que não têm relação entre si: asnebulosas extragalácticas, atualmente denominadas GALÁXIAS, enormes conjuntos de estrelas e massas de gás,   e  as  de  NEBULOSAS GALÁCTICAS., massas muito menores de gás poeiras espaciais localizadas numa única galáxia. 
Nebulosas galáctias ~ foto Hubble

      Atualmente, os astrônomos usam a a palavra NEBULOSA somente ao segundo tipo (NEBULOSAS GALÁCTICAS)..

OBSERVAÇÃO DAS NEBULOSAS.

      Os astrônomos gregos Hiparco e Ptolomeu já registravam a existência de "nuvens de estrelas".,  Em 1610, dois anos após a invenção do telescópio por Galileio, a nebulosa de Órion, foi descoberta pelo francês Nicolas-Claude Fabri de Peiresc., porém foi fotografada pela primeira vez na década de l880.
Nebulosa de Órion ~foto Hubble

     
CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DAS NEBULOSAS.


Em função de sua aparência, as nebulosas galácticas se dividem em duas classes principais: OBSCURAS  e  BRILHANTES.
As nebulosas obscuras parecem manchas negras no espaço.  Normalmente tem forma irregular, absorvem a luz das estrelas mais distantes e em seu interior se formam as estrelas denominadas Super Novas.
Nebulosa obscura.  Imagem captada pelo Hubble.

As nebulosas brilhantes emitem luz própria ou refletem  as estrelas mais próximas.
Nebulosa brilhante ~foto Hubble.
      Com base em sua origem e detalhes de sua aparência, as nebulosas brilhantes  se subdividem em difusasde reflexãoplanetárias e supernovas remanescentes.
Em geral,  de pouca luminosidade e forma irregular as nebulosas difusas emitem radiação que elas mesmas produzem.  Seu tamanho e sua massa podem variar muito e não há limite mínimo.  As maiores tem  cerca de 200 anos-luz e as menores cerca de 30 anos-luz.  A nebulosa de Órion é até hoje a mais estudada entre as difusas

       As nebulosas de reflexão recebem esse nome porque refletem a luz de uma estrela próxima.  Foram descobertas a partir de uma observação feita na constelação das Pleidas em 1912 e cerca de 60% de sua luminosidade se deve à reflexão.
Nebulosa da Águia ( de reflexão) ~foto Hubble
       O terceiro tipo  são as nebulosas planetárias, das quais se registram mais de 20.000 na Via Láctea.  Comparadas às difusas, são "pequenas",  com um diâmetro de 2 ano-luz.  Uma das maiores e mais "próximas" é a da Hélice, na constelação de Aquário.

       Finalmente, as supernovas remanescentes são nebulosas gasosas resultantes das camadas em expansão ejetadas por uma estrela supernova (espécie de explosão estelar).   Escassas na Via Lactea, são observadas em grande número em outras galáxias. 
Nebulosas remanescentes, extra galáxia ~fotos Hubble.

7 comentários:

  1. Ao descobrir este MAGNÍFICO Blog e, principalmente após esta postagem sobre as Nebulosas, eu perguntei aos meus amigos aqui presentes; "Aonde esses Caras vão chegar?" E eles me responderam com uma quentão: "E o Universo tem fim?"
    Parabéns Amigos. Vamos até aonde não sabemos!

    Mirian de Castro (e mais 3 amigões) JATAÍ, GO

    ResponderExcluir
  2. Olá Mirian (e Amigoa), gratos pelo simpático comentário. Aonde iremos? Sem nenhuma dúvida: junto com Vocês ao infinito. Tem algum lugar melhor? Beijos carinhosos em Vocês e em Jataí.

    Luis Lago e Equipe do Blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ehi gente, também me pergunto (depois desta maravilhosa postagem sobre as Nebulosas), como a Mirian de Jataí na bela Goiás: aonde vamos parar?
    Não parem, amigos deste fantástico Blog.

    Paulo Antunes, Pta. Grossa, PR

    ResponderExcluir
  5. Bendito seja Deus ao criar tão magnifica CONSTELAÇÃO que nossos Irmãos cientistas denominaram "Constelação da Águia" . É verdadeiramente uma ÁGUIA. Nosso Pai é e será sempre MARAVILHOSO. Esqueçamos as desgastadas interpretações bíblicas.

    Pe. Antunes, SCM, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
  6. Queridos Amigos criadores e mantedores deste belo e importante BLOG, ME PERMITAM uma simplesinha pergunta: as imagens são na sua grande maioria captadas pelo Hubble; porque Vocês não prestam uma homenagem a esse fantástico COLABORADOR? Façam isso e todos estaremos mais felizes do que já estamos com este Blog. Desculpe-me pela sugestão. Certo? Muito agradecida.

    Suzane Maria (Feira de Santana, BA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Amiga e Visitante do nosso blog UNIVERSE-WAY, Suzane Maria, temos recebidos muitos comentários com esta mesma simpática questão que Você acaba de nos fazer.
      Como a Querida Amiga já percebeu, estamos procurando uma oferecer uma sequência.
      Mas iremos fazer uma postagem sobre, como Você disse, NOSSO COLABORADOR, O FANTÁSTICO TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE. Por favor, aguarde um pouco só. OK? Lembranças à bela Feira de Santana.

      Luís Lago e Equipe.

      Excluir