AOS NOSSOS VISITANTES

Este Blog foi criado para todos aqueles Amigos que tem uma de suas paixões voltadas para a Astronomia e seus correlatos: Astrofísica, Astronáutica. Agradecemos a todos os que nos visitarem e nos brindarem com seus comentários e sugestões.
Sejam bem-vindos.

sábado, 17 de agosto de 2013

UNIVERSO: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO AO NOSSO DESLUMBRAMENTO.

Às pesquisas e estudos sobre as origens do universo, constituído de galáxias com suas criações e evoluções de estrelas (sóis) e cada uma dessas estrelas com seus planetas, essa ciência é conhecida por COSMOGONIA ou URANOLOGIA.
Hoje a COSMOGONIA saiu da esfera puramente conceptiva de alguns estudiosos sempre inibidos e punidos pela então poderosa e suprema Igreja Romana, e alcançou o estudo sistemático e rígido da Ciência.  Foi um longo tempo e uma árdua luta até romper os grilhões da ignorância religiosa.
COSMOGONIA é um termo que provém de 2 palavras gregas: Kosmos(mundo) e Gosmos (criação). 
Dito isso, à titulo de uma pincelada leve sobre os nossos -- ainda-- parcos conhecimentos do Universo, podemos sem o temor da cegueira religiosa mergulhar em busca da sua criação.


A QUEBRA DAS CORRENTES RELIGIOSAS DA IGNORÂNCIA E FANATISMO.

 No século IV a.C, Parmênides de Eléia concebia o Universo como  "a massa de uma esfera arredondada que se equilibrava em si mesma em todos os seus pontos".
Heráclito de Éfeso via o Universo como ¨um contínuo movimento e constante vir-a-ser¨".   
Dois mil e quinhentos anos mais tarde, Einstein concebeu o Universo como  " uma esfera poderosa, suprema e EXTENDÍVEL, e ainda não incompreensível".   Einstein acrescentou ainda que:
A menos que se considere a situação da Ciência em um dado momento como definitiva sua posição, teoria e hipótese não passam de momentos de processo, o qual consiste no desvendamento progressivo da realidade pela razão.  Tal processo, que se confunde com o que se poderia chamar de história da razão , revela que o saber é social e histórico, e que a realidade não se descobre de uma só vez, pelo mesmo homem, mas aos poucos, e pelas diversas gerações que se sucedem ".



EVOLUÇÃO DA IDÉIA DE UNIVERSO.

O conceito de Universo teria percorrido 3 etapas que podem coexistir no contexto de uma mesma cultura, embora em cada contexto uma delas sempre prevaleça.
A primeira se caracteriza pela Concepção Religiosa, a segunda pelaMetafísica e a terceira pela Concepção Científica.

Segundo a CONCEPÇÃO RELIGIOSA, o mundo além de ter sido criado por Deus (ou deuses)  é por eles governado à revelia do Homem e de sua vontade.  Diante de Deus (ou deuses), infinitamente poderosos, o Homem não passa de um ser indefeso e temeroso.
    CONCEPÇÃO RELIGIOSA 1.=   A CONCEITUAÇÃO PELA FILOSOFIA E A CIÊNCIA GREGA.   
     A Filosofia e a Ciência gregas pressupõem as teogonias e as cosmogonias,  tais como concebidas nas obras de Homero e de Hesíodo.   Por elas, o Mundo, que incluía só a totalidade do que se conhecia,  compreende osdeuses (imortais) ,  os homens (imortais)  e a natureza que os gregos chamavam Physis.
Tanto os Homens como  a Natureza estão à mercê dos Deuses, e obviamente de seus caprichos, cóleras e paixões, pois os Deuses embora divinos e imortais criaram os Homens à suas imagens e semelhanças  tendo também vícios (caprichos, cóleras e paixões)  e virtudes (amor).
    Platão e Aristóteles



seguiram a mesma concepção de seus anteriores, sendo que Aristóteles achava que o Universo incluía 4 corpos simples e elementares: a Terra, a Água, o Ar e o Fogo, aos quais se acrescenta uma Quinta-Essência, e o Éter, o qual não comporta nenhuma espécie de mudança.    Aristóteles em sua visão deísta dividiu o Universo o Universo em 7 Céus.  Um que se estenderia até a Lua e os demais em cada uma das estrelas "fixas" que as observava e as considerava "fixas" presas no firmamento.    
     Interessante saber e registrar que na tradição Judaico-Cristã um erudito judeu redigiu, influenciado pela cultura grega,  que o apóstolo Paulo vivenciou esses 
 7 Céus.


6 comentários:

  1. Yo estoy siempre esperando este hermoso blog. Nuestras felicitaciones.
    Plabo Himenez - Nazca, Peru

    ResponderExcluir
  2. I am very happy to find so beautiful blog. Photos, texts, evering are very nice.Regarding from Abuja.
    Ramat Jonathan **Abuja * Nigeria

    ResponderExcluir
  3. LINDO BLOG!!! Enfim um Blog que tem a coragem de expor para discussão aspectos tão fundamentais e que outrora foram manipulados pela Igreja Católica e suas abjetas criações de Lutero e Calvin, as quais resultaram nas cegueiras dos batistas, metodistas, presbiterianos, e...(SALVE-NOS!!!)... pentecostais. ARRE, xô, satanás!!!!...
    PARABÉNS, queridos Amigos deste Blog! Toda a verdade tem que vir à tona.

    Marieta Alencar, Recife, PE

    ResponderExcluir
  4. One only thing I want to say: thIs Blog is fantastic. The photos, the texts. All done with much care and love... Congratulations to the Staff that created and maintains the Blog.
    Andrew Webber ~ Lisburn / Northern Ireland

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que tinha pessoas sérias, inteligentes
    e dedicadas para criarem e manterem um blog deste naipe.
    Eu não sabia que tinha pessoas interessadas a nos alimentarem com tão precisas e necessárias informações.
    Agora eu sei!!! E sou muito grato a eles. Prossigam! Vou com Vcs. aonde quer que seja!

    Miguel Motta = Fortaleza = CE

    ResponderExcluir
  6. Oi Gente!!! Sou uma montesclarense fã da astronomia. Lamentavelmente, são raras e -- muitas vezes -- com não completas informações, exceto as publicações internacionais. Foi uma benção esse nosso Blog. Por favor, não nos deixem sem novas postagens. Parabéns.
    Vera Lúcia de Andrade ~ Montes Claros, Mg

    ResponderExcluir