AOS NOSSOS VISITANTES

Este Blog foi criado para todos aqueles Amigos que tem uma de suas paixões voltadas para a Astronomia e seus correlatos: Astrofísica, Astronáutica. Agradecemos a todos os que nos visitarem e nos brindarem com seus comentários e sugestões.
Sejam bem-vindos.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EINSTEIN: 
SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CIÊNCIA MODERNA 
E O ENTENDIMENTO DO UNIVERSO.
         Nas postagens anteriores foram expostas as diversas concepções sobre a evolução da idéia do Universo.   Desde a visão religiosa, passando pela metafísica, até chegarmos à concepção científica moderna.  Para o desenvolvimento desta última, abnegados pesquisadores não pouparam esforços para o desenvolvimento da visão do Universo.   Expusemos as pesquisas de Copérnico, de Galileu, de Kepler e de Newton.  Suas abnegações, seus destemores à regidez dos dogmas religiosos judaicos-cristãos.
       Sugerimos aos nossos Amigos visitantes que consultem aquelas postagens, no sentido de obterem algumas fagulhas do esforço daqueles estudiosos em busca de uma compreensão cada vez maior do Universo.

     O mais célebre dos cientistas do século XX, responsável por teorias que revolucionaram não apenas a física, mas o próprio pensamento humano, Einstein acreditava que só a evolução moral associada à evolução cultural impederia uma catástrofe a nível planetário.

        Albert Einstein nasceu na cidade alemã de Ulm, em 14 de março de 1879.  Filho de um pequeno industrial judeu, iniciou seus estudos em Munique, e cedo se destacou no estudo da física e filosofia mas tinha acentuadas dificuldades com a matemática.  Essas dificuldades foram superadas após grande esforço do futuro gênio. 


         Ainda na infância, incentivado pela mãe, começou a estudar violino, instrumento que o acompanharia ao longo da vida.
            
            Em 1905, ano que concluiu o doutorado, publicou 4 ensaios científicos, cada um deles com uma grande descoberta no campo da física.  Entre eles, no terceiro, expôs a formulação da Teoria da Relatividade, e no quarto e último, propôs uma fórmula para a equivalência entre MASSA e ENERGIA -- a célebre equação E=mc2, pela qual a energia E de uma quantidade de matéria m, é igual ao produto da massa pelo quadrado da velocidade da luz representada por c. (E=mc2).

           DESCOBERTA  DA RELATIVIDADE
       
           No ensaio científico sobre a Relatividade, intitulado "Elektro-dynamik Bewegter Korper"   ("Movimento eletrodinâmico dos corpos"), Einstein afirmava que ESPAÇO e TEMPO são valores relativos e não absolutos, ao contrário do que se acreditava.  Afirmou ainda ser a velocidade da luz a velocidade máxima no Universo e acrescentou:  "O corpo que venha a se deslocar nessa velocidade sofre uma DILATAÇÃO, ao mesmo tempo que se registra uma CONTRAÇÃO do espaço.  Assim o corpo que permanece em repouso "envelhece" em relação ao outro corpo em movimento".

          Cada vez mais respeitado no meio acadêmico e científico, Einstein ensinou em Berna, Zurique e Praga, entre os anos de 1909 e 1913. Ocupou a direção a direção da respeitada Universidade de Berlin.  Nessa época, sua grande preocupação era a generalização da sua Teoria da Relatividade.  Então, ele elaborou uma nova teoria capaz de interpretar, por meio de considerações semelhantes à Teoria da Relatividade, o campoeletromagnético e o campo gravitacional  que acabaria por receber a denominação de TEORIA DO CAMPO MAGNÉTICO.   
      Em 1915 o já mundialmente respeitado cientista publicou o ensaio "Grundlage der allgemeinen Relativitatstheorie"  (Fundamento Geral da Teoria da Relatividade), onde estabeleceu a formulação final da Teoria Geral da Relatividade.
    Em 1919, Einstein tornou-se mundialmente conhecido, depois que sua teoria foi comprovada em uma experiência realizada durante um eclipse solar.  Nesse mesmo ano passou a manifestar uma enorme preocupação com os problemas sociais que o acompanharia ao longo de todo o resto de sua vida.  Começou a viajar pelo mundo, sempre às suas expensas, não apenas para expor suas experiências científicas, mas também --e principalmente-- para debater problemas como racismo e paz mundial. Uma dessas viagens o traria ao Brasil em 1925.  
         Em 1921 Einstein foi agraciado com o PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA.  Mas para surpresa da instituição do Prêmio e para o mundo, o cientista laureado doou o gigante dinheiro para o Fundo pró Anti-Racismo da África do Sul , depois encampado pelo magnânimo Nelson Mandela.

       No mesmo ano de 1921 publicou "Sobre a Teoria da Relatividade Especial e Geral", obra de grande aceitação no campo científico e geral e de enorme repercursão mundial.
     Suas demonstrações de uma Quarta Dimensão (TEMPO) já as três estabelecidas: Comprimento, Largura, Altura, provocaram uma verdadeira renovação do pensamento humano, gerando um período de grande fertilidade intelectual, com interpretações filosóficas das mais diversas correntes religiosas e psíquicas.  O estudo científicos do Universo ganhou novas dimensões jamais alcançadas, totalmente livres dos dogmas retrógados da Igreja Judaica-Cristã.

          Albert Einstein não só contribuiu para o revolucionário estudo sistemático do Universo, senão para o posicionamento do Homem diante da paz na Terra e nos demais planetas do nosso Sistema Solar e outros Sistemas que ele cria e defendia como também habitados.
        A bomba atômica desenvolvida antes dos alemães e o seu lançamento sobre em Hiroxima e Nagasaki em 1945, procurou associar o nome de Einstein à esses destrates bélicos.   
Em sinal de repulsa ao ato americano, ele renunciou ao cargo de diretor do famoso Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton.

               Após isso, e mediante imensa tristeza, passou a ter uma vida eminentemente  reclusa.
 Porém jamais pode impedir seu nome ligado à mais profundas realizações da física moderna.  Jamais conseguiu negar que suas atividades científicas reduziram as leis da mecânica e harmonizá-las com aquelas que regem as propriedades das leis universais.
  Depois de Albert Einstein, e devido a sua sabedoria e imensurável empenho científico, o Homem abandonou a Terra, lançou-se no espaço, conquistou a lua, pousou em Marte  e o explorou, e enviou sondas interplanetárias e captou imagens que desvendaram e desvendam os véus de nebulosas e galáxias.  Depois dele o Universo deixou de ser impenetrável, e a Terra reduzida a um ínfimo grão aos 70 trilhões de outros planetas (até então detectados).  O Homem teve sua milenar posição egocêntrica definitivamente derrocada.

          





Um comentário:

  1. Sei não, mas acho que esta postagem sobre o GIGANTE
    Einstein foi uma das coisas mais lindas que já vi.

    Mirian Nougueira, Manaus - AM

    ResponderExcluir